segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA

Ao iniciarmos este novo ano precisamos repensar de forma mais coletiva nossas ações para que atraves delas possamos construir uma sociedade mais humana voltada para uma construção mais democrática da politica. Precisamos, muitas vezes, deixar de lado interesses pessoais, voltando-se para a humanidade das pessoas, sem priorizar individualismos, personalismos,valores tão presentes no sistema capitalista. Entretanto, para que valores de companheirismos, solidariedade sejam implementados, se faz necessário que as pessoas que ocupam posições de lideranças em diferentes espaços de poder, abram mão de seus interesses pessoais e de seus de grupos específicos e se voltem para interesses da coletividade.
Portanto seria importante que situações como as das diferentes formas de violencias nas cidades e nos campos não fossem vistas de forma individuais e sim no conjunto da sociedade como um todo. E que as soluções fossem voltadas dentro da perspectiva humana de sociedade.
Assim, independente de interesses individuais, e a partir de agrupamento de coletivos possamos contribuir com a construção de uma sociedade cada vez mais justa e plural, mais humana e assim apontando efetivamente para verdadeira democracia participativa.
Enfim, quando falamos em uma construção coletiva, falamos também de participação neste processo, como por exemplo, o trabalho de um(a) pedreiro(a), não como proprietário da empreiteira, que detém o tal capital que domina todas as areas de atuação na sociedade, mas como o(a) trabalhador(a) que tijolo por tijolo, ergue a construção, e sabe que não fez o prédio sozinho(a), mas fez parte de uma coletividade para que a construção se completasse. E a obra, não é de um(a) trabalhador(a), mas de todas e todos que colocaram a mão na massa.

Carlos Enrique Santana
Coordenador CDH-Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário