sábado, 26 de agosto de 2017

NOTA DE APOIO - OCUPAÇÃO FLORES DO CAMPO

    Nós moradores e moradoras da Ocupação Flores do Campo ocupamos a Câmara municipal no dia 24/08/2017 para pressionar o poder público a assumir compromisso público sobre o destino de centenas de famílias residentes na Flores do Campo, em caso de reintegração de posse.
    O Conjunto Flores do Campo foi ocupado em 30 de setembro de 2016, com cerca de 1000 famílias. A construção, realizada através do projeto de moradia popular do governo federal, estava há 6 meses parada, com apenas 48% da obra concluída. Retomando a função social dessa propriedade abandonada, os moradores fizeram várias melhorias nas casas e no bairro, trazendo linha de ônibus, melhorando as vias por onde passam carros, coleta de lixo, creche, horta comunitária, cursinho popular, oficinas variadas e comércios para abastecer as famílias que moram no local.
    Desde então os moradores do Flores do Campo passaram a sofrer sistematicamente repressão policial, boicotes e preconceito, culminando com a ação da PM que mobilizou cerca de 10 viaturas da ROTAN, uma do CHOQUE e um helicóptero, dando tiros com bala de borracha, bombas de gás e agredindo moradores inocentes para cumprir um único mandato de prisão na tarde da última quinta-feira, dia 22 de junho.
    Segundo dados oficiais, Londrina apresenta um déficit de moradia de quase 70 mil pessoas, contando apenas as que conseguem dar entrada ao pedido na COHAB. Os moradores e moradoras do Flores do Campo não querem habitar o lugar e ter acesso aos serviços básicos de forma gratuita. A própria Ocupação é um instrumento de pressão social e de luta por moradia.
    Por isso convocamos todos os movimentos, pessoas, militantes, entidades e demais grupos e organizações a se juntar às nossas lutas cotidianas e também a assinar e espalhar este documento apoiando oficialmente a Ocupação Flores do Campo. Pois sabemos que se trata de uma luta por direitos de muitos londrineses e brasileiros que não tem onde morar dignamente.

Ocupação Flores do Campo, 24/08/2017.


RBTR – Rede Brasileira do Teatro de Rua
MARL - Movimento dos Artistas de Rua de Londrina.
Movimento de Ocupação de Moradia do Conjunto Flores do Campo.
MNDH-PR - Movimento Nacional de Direitos Humanos do Paraná.
CDH – Centro de Direito Humanos de Londrina.
Coletivo Lutas – UEL.
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná.
Diretório Central dos Estudantes (DCE) – UEL.
Comitê do Passe Livre.
Comitê Contra a Repressão Policial.
MACUL- Movimento Artesanato é Cultura
APP Sindicato Estadual do Paranáu
Sindicato dos Bancários de Londrina e Região
MST – Coordenação Estadual
Coletivo Mobiliza Londrina
SINA – Sindicato Nacional dos Aeroportuários
Sindicato dos Servidores Municipais de Cambé e região
COJIRA – Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial


Para assinar a NOTA DE APOIO envie e-mail para: floresdocampo.londrina@gmail.com, ou entre em contato através da nossa página ().

Nenhum comentário:

Postar um comentário