sábado, 13 de fevereiro de 2010

CONHEÇA E PARTICIPE DO CDH*

O Centro de Direitos Humanos de Londrina, foi fundado em 1998 é uma entidade sem fins lucrativos de defesa dos direitos humanos, abrangendo a nossa região metropolitana, todas as pessoas e organismos engajados na luta contra a violação de direitos podem participar de nossas atividades para que juntos possamos pugnar junto à sociedade e aos órgãos públicos para que cumpram os direitos inerentes às pessoas.
O CDH-LD é composto por um Conselho, uma Diretoria e dezoito Comissões:
1 - Comissão de Justiça – coordenadora Amanda Soares de Brito;
2 - Comissão da Saúde – coordenador Mauricio Barros;
3 - Comissão da Criança e do Adolescente – coordenador Josemar Lucas;
4 - Comissão da Família – coordenadora Maria da Paixão Rios.
5 - Comissão da Assistência Social – coordenador Clovis Pereira;
6 - Comissão Agrária – coordenador Carlos Enrique Santana
7 - Comissão do Meio Ambiente – coordenadora Maria Aparecida Janesch;
8 - Comissão da Educação e Cultura – Vani Espírito Santo;
9 - Comissão de Administração e Serviços Públicos – coordenador Roger Striker Trigueiros;
10 - Comissão sobre a Mundialização;
11 - Comissão de Transito;
12 - Comissão das Comunicações;
13- Comissão de Tributação e Finanças Públicas
14 - Comissão do Consumidor;
15 - Comissão Previdenciária;
16 - Comissão Carcerária;
17 - Comissão Trabalhista;
18 - Comissão de Moradia.
No momento as nove primeiras comissões listadas estão com seus respectivos coordenadores (as), eleitos (as) pelos membros de cada uma delas, com a anuência do Conselho, estão realizando reunião e atividades periodicamente. Os coordenadores, na área de atuação das respectivas Comissões, podem atuar como substituto do Coordenador Geral, devendo, porem, quando for o caso, prestar contas de suas ações na primeira reunião do Conselho, em caso de impossibilidade do Coordenador, a Comissão poderá ser representada por qualquer outro integrante da mesma, nos termo de seu regimento interno.
A Diretoria eleita pelo Conselho em 16/09/2009 para um mandato de dois anos está composta por Carlos Enrique Santana, coordenador geral; Josemar Lucas, secretário e Anne Cristhina Hiltel, tesoureira.
O Conselho do CDH é composto por todas as coordenadoras e coordenadores de Comissões em funcionamento, suas decisões são soberanas, desde que esteja presente a maioria de seus membros que poderão inclusive a qualquer tempo recompor a Diretoria ou criar lhe novos cargos.
Juntamente com a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS e a CONSTITUIÇÃO FEDERAL, devemos zelar pelo reconhecimento e observância da CARTA DE PRINCÍPIOS DO MOVIMENTO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS – MNDH, também conhecida como Carta de Olinda, pois foi aprovada em 26 de janeiro de 1986, no IV Encontro Nacional de Direitos Humanos, realizado em Olinda – PE e adotada na integra pelo CDH -LD

*Texto escrito por Josemar Lucas, baseado no Estatuto de fundação do CDH.

Um comentário:

  1. Olá!!
    Sou psicóloga, residente em Saúde da Família pela UEL, e tenho muito interesse pelas discussões da área de Direitos Humanos. Gostaria de saber como faço para participar das reuniões, onde e quando ocorrem. Meu e-mail para contato é danieli_dani@yahoo.com.br

    Muito obrigada,
    Danieli Aparecida dos Santos

    ResponderExcluir