domingo, 28 de fevereiro de 2010

Quem são os verdadeiros selvagens?


Passado mais de meio milênio do descobrimento do Brasil, que na época era habitado por “selvagens (nativos) nus” muitos exterminados durante a conquista, com tristeza vemos que nossos irmãos ainda sofrem por terem escolhido esta terra para morarem e que este penar esta muito longe de terminar.
O presidente Lula já pediu perdão ao continente Africano pela escravidão no Brasil porém aos verdadeiros donos de Pindorama isto nunca aconteceu , ao contrário através de decretos e medidas provisórias os governos cada vez mais limitam os direitos à vida das populações autóctones.
Como se não bastasse as instituições ligadas a defesa dos direitos dos povos autóctones como: CIMI-Conselho Indigenista Missionário,FUNASA, FUNAI, nada ou muito pouco fazem para minimizar o sofrimento dos protetores da natureza ,estes elefantes brancos(órgãos) deveriam ser passados a limpo.
A população cupen* (des)informada pela mídia tendenciosa ,ver os panii** como verdadeiros parasitas, desconhecendo o processo histórico-cultural desses povos. É preciso valorizar a diversidade cultural panii seja na: medicina, engenharia ,agricultura ,artes ,folclore, esportes, educação,politica ,etc...
Convivi mais de 10 anos com meus irmãos Apinajés na Amazônia e deixo aqui alguns exemplos por eles cultivados que servirão para uma reflexão.
Nas aldeias que convivi os panii:
1- Não cometem violências contra: crianças,mulheres ,idosos;
2-Nas aldeias não existem: asilos,creches,manicômios;
3-Os representantes(homens) não possuem mandatos definidos e são eleitos pelas mulheres.
4-Cultivam o respeito as gerações vindouras ;
5-Preservam a terra ,as florestas, os animais,as nascentes e os rios;
6-Valorizam sua cultura;
7-Gostam da convivência com os cupens;
8-São pessoas alegres não confundir com ingênuos;
9-São bilíngues;
10-Têm uma única crença;
11-Dois partidos políticos vitalício,dia e noite(vermelho e preto),cuja adesão é feita ao nascer e jamais poderá mudar .
Diante do exposto será que realmente podemos chamá-los de selvagens?

*cupen- homem branco
**panii- índio
Éden Evangelista M. dos Santos
Educador/ CDH-Londrina - Comissão da Criança e do Adolescente

Nenhum comentário:

Postar um comentário