sábado, 22 de maio de 2010

"O PRECONCEITO NOSSO DE CADA DIA"
No dia 17 de maio de 2010 uma entrevista chamou minha atenção.
Uma senhora falava de sua decepção com o fato de uma pessoa que ela admirava muito( um padre que apareceu na midia) ter sido presa, embriagada e nu.
Esta senhora "amaldiçoava" esta pessoa.
Começei a refletir em nossa "hipocresia'
Adoramos as pessoas, criamos mitos e os defendemos com unhas e dentes.
Este senhor que foi flagado nu, embriagado mostrou a fraqueza humana, mostrou uma sociedade que esconde as coisas, os padres não são assexuados, são seres humanos com suas qualidades e defeitos.
As cenas que apareceram na mídia mostraram uma pessoa algemada, nua, e eu não gosto de ver nenhum ser humano naquela situação, seja padre, ou um adolescente das favelas, qualquer ser humano não pode ser exposto como este senhor o foi. Entretanto, a exposição deste senhor revelou como que nosso sistema de segurança age diante de determinadas situações. Se ele transgrediu a lei feita por seres humanos, que seja punido por esta mesma lei, mas, dentro de nossas leis. Em nenhum momento nossa constituiçao federal ou código penal afirma que uma pessoa detida por um ato de transgressão da lei deve ser humilhada, julgada, condenada, antes mesmo do julgamento.
A igreja católica, através de sua organização máxima no Brasil(CNBB) recentemente liderou um um grande movimento contra um projeto de Lei que tramitava no Congresso Nacional autorizando a união legal de homossexuais, e não era nem o casamento civil, mas autorizava uma união legal, ou seja, permitia que o parceiro(a) pudesse ser considerado(a) herdeiro(a) estável dos bens materiais construídos a dois(as). A alegação era que 'Deus' não permitiria tal coisa, que isto fere com a estrutura da família brasileira na sociedade. que família? Que estrutura da sociedade estamos falando? Uma estrutura que leva um ser humano a ter uma atitude como a deste senhor/ Ou desta senhora que o julgou e o condenou sem saber o que o mesmo está passando em sua vida pessoal?
Enquanto isto, falta comida nas mesas, falta blusa para aquecer do frio, falta casa para para morar, sobra dinheiro público em bolsos privados ( vide o caso da Assembléia Legislativa do Parana) etc.
Fiquei pensando neste senhor , no que deve estar enfrentando,o preconceito que com certeza ele mesmo ajudou a manter na sociedade .
Abraços a todos(as) e tenham uma boa semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário