segunda-feira, 17 de maio de 2010

E viva a escola que liberta ...









No dia 15 de maio de 2010, o Centro de Direitos Humanos de Londrina e o Movimento Nacional de Direitos Humanos/ Parana, estiveram presentes em mais um momento grandioso da história do Parana e do Brasil. Estiveram presentes na inauguração de mais uma escola itinerante do MST- PR, no acampamento "HERDEIROS DA LUTA DE PORECATU". Lá a esperança foi plantada, a esperança de ter pão em todas mesas, de ter teto sobre a cabeça, de ter uma educação de qualidade. Hoje lá é um acampamento,barracas de lonas ainda se fazem presente, a terra ainda não tem todas as sementes plantadas, a água ainda é cheia veneno, o frio ainda corta a pele. Mas, barracões foram construídos pelas mãos de trabalhadores e trabalhadoras, as carteiras, as mesas para as crianças estão lá, serão usadas por educadores e educadoras contratadas pelo Estado. Nesta escola, neste modelo de educação, a palavra chave será a liberdade, e o princípio educativo será o trabalho, trabalho que liberta, trabalho que dá vida.

Lá estava dr. Rosinha, deputado federal, e também o deputado estadual Tadeu Veneri, assim como vários(as) representantes de movimentos sociais e partidos políticos comprometidos com a construção de uma sociedade justa, igualitária, uma sociedade onde não tenhamos acampamento de MSt, porque não terá homens e mulheres sem trabalho e sem terra para trabalhar, uma sociedade onde não terá MST, porque não terá concentração de terras nas mâos de poucas pessoas para colocar o gado em cima, em vez de arroz e feijão .

Caminhando entre as pessoas, um senhor de cabelos brancos me chamou:

"__Moça,moça, me desculpa, mas posso te fazer uma pergunta?"

Olhando aquele senhor de cabelos brancos, me lembrei de onde o conhecia. Era o caseiro de uma escola em que ministrava aulas de sociologia.

"__ Olá, tudo bem? Como vai o senhor? E sim , pode me fazer a pergunta ...

"__ A moça não é a professora Vani, da escola oficina? "

"__ Sim, sou eu."

Conversamos um pouco e perguntei o que fazia ali aquele senhor de cabelos brancos, que até então onde eu sabia não tinha uma casa para morar, respondeu:

"__ Professora, estou aqui na luta, quero deixar para meus filhos uma terra, onde eles possam aprender a ser gente, não quero que eles sofram como eu, quero que eles tenham o que nem sempre consegui dar a eles, comida, comida que eles mesmos plantarão.

Minha resposta a este senhor foi:

"__ Continue firme em tua luta, ela é justa e nós estamos aqui para apoiar, porque a luta pela terra é a luta pelos direitos humanos neste país.

E viva a escola que liberta ......

3 comentários:

  1. Pessoal, o blog está muito legal com fotos, textos opinativos, informativos. Bem dinâmico. Gostei muito. Parabéns!
    Beijoos
    Luara

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Luara!
    O CDH. Londrina agradece ...
    beijos

    ResponderExcluir