domingo, 27 de maio de 2012

E o frio vem pra todos

        No território em que vivemos, nos meses em que estamos passando, é um dos períodos mais frios para todos os seres humanos,  principalmente para aqueles que de alguma forma não possuem suas moradias e muito menos condições  de aquecimento, como é o caso dos moradores de rua.
          Diante da situação os moradores de rua  ficam expostos as intempéries do clima de forma mais frontal, por isto é importante que tenhamos uma atitude ainda mais humana a respeito destas necessidades, os cidadãos que por qualquer motivo estejam em situação de rua necessita da comunidade.
         A propósito, os moradores em situação de rua independente do porque, necessitam de atenção do Poder Público de maneira maior, afinal de contas eles "teoricamente" são considerados cidadãos, dotados de direitos e deveres, perante a constituição. Assim sendo precisam ser vistos como tais por nossos governantes. Por estarem em "situação de rua" esses cidadãos estão em situação de risco, estão visivelmente expostos ao frio e a violencia, porém precisamos ter a consciência de que muitos deles vão para o uso das drogas e do álcool por necessidades de passar pelo frio sem o sofrimento de senti-lo.
          Baseado nisto, que conclamamos a comunidade a exigir do Poder Público uma política realista de acordo com as necessidades dos cidadãos em situação de rua.  Pois por incrível que pareça não há ninguém que esteja livre de um dia cair na mesma situação,   muitos desses cidadãos já estiveram em boas condições de vida com família, emprego, situação equilibrada, porém,  as idas e vindas da história os levaram a cair nesta situação.
Portanto, repensemos nossas opiniões quanto a situação destes cidadã. Finalizamos  com um pequeno trecho do livro:"Moradores de rua ,Jesus fora de casa", da irmã Inez: "O quadro no qual vivemos é extremamente doloroso, deveríamos ter um coração materno para lamentar tantos que vivem nas ruas a espera de uma compreensão. Penso: todos nasceram de uma mãe e onde está? Talvez não exista mais...


                                                      Carlos Enrique Santana
                                         Centro de Direitos Humanos de Londrina
                                                           Coordenação-geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário