domingo, 25 de julho de 2010

"VARAL DO SUS"








No dia 24 de julho de 2010 militantes do FORUM PUPULAR EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA DE LONDRINA E REGIÃO estiveram no calçadão do município de Londrina, em frente a agênca do banco do Brasil em um ato público para convidar trabalhadores e trabalhadoras a manifestarem-se através de desenhos e frases a sua indignação contra a forma como é tratada a saúde pública em nosso país, estado e município. Foi o " Varal do Sus" uma forma lúdica de interagir com a sociedade, onde através de colagens, pinturas e desenhos trabalhadores e trabalhadoras colocaram em forma de varal a sua indignação em relação a falta de especialidades, remédios e a própria privatização de serviços esssenciais para garantir a sua saúde em nosso querido município de Londrina.

Enfim , colocaram o SUS que temos e o SUS que queremos.
Segundo Alissom Marques, um dos militantes do Forum , no município de Londrina, apesar de uma luta intensa por parte das comunidades usuárias do SUS, o quadro é de Caos: Hospitais terciários que fecham as portas para o SUS , quando atendem pacientes do SUS,faltam leitos, especialmente, de UTI e pacientes são atendidos em poltronas, nos corredores, por falta de enfermaria, Pronto Atendimento Municipal - PAM e Pronto Atendimento Infantil – PAI com superlotação e fila de espera para atendimento de 10 horas. Unidades Básicas de Saúde com enorme carência de profissionais médicos para atender a demanda espontânea assistencial, daí a peregrinação dos pacientes dos bairros para o PAM/PAI. Um setor secundário que não atende a demanda de especialidades, com filas de espera para consulta em torno de um ano e cirurgias eletivas com filas para mais de dois anos. A crise é conseqüência de uma nítida falta de gerenciamento e de organização; mas por trás desta crise que culmina com filas enormes de espera na PAM, também prevalece o pensamento político ideológico e a visão do administrador da saúde, que não está preocupado com a defesa do SUS, com o aperfeiçoamento do sistema, com o atendimento humanizado e a resolutividade do sistema em si.
O Forum Popular da Saúde entende que o problema de saúde pública no Brasil só será resolvido, mediante soluções para o saneamento básico, habitação meio ambiente, alimentação, emprego, educação, reforma agrária e distribuição da riqueza e renda. Entretanto, parte do princípio que é preciso garantir gestão competente, democrática, transparente, comprometida com o controle social, porque uma sociedade mais justa, fraterna, socialista e humanitária não é um lugar ou condição pronta e acabada, é e será sempre um processo.
Como não podia deixar de ser, militantes do Centro de Direitos Humanos de Londrina, que fazem parte deste forum, também estiveram presentes, o MNDH/PR também fez se presente através de sua coordenação .
Ter o direito a saúde respeitado, é ter um direito humano conquistado. É ter dignidade humana. Você que é de Londrina e região está convidado(a) a participar deste importante instrumento de luta da classe trabalhadora para construir uma história melhor de sua vida.

Um comentário:

  1. Olá, pessoal... valeu valeu pela força, pela caminhada conjunta...

    Abraços e seguimos na luta...

    ResponderExcluir