terça-feira, 7 de setembro de 2010

Vida em primeiro lugar: Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular











Vida em primeiro lugar: Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular
Londrina, município do Estado do Paraná, país Brasil, com seus mais de 500 mil habitantes, uma cidade que é tão bela, como por exemplo, seu Salto de Apucaraninha, reflete as mazelas de uma cidade grande, com crianças ainda vivendo nas ruas, fora da escola, idosos sem atendimento médico necessário, com pessoas sem moradia, sem terra, etc...
Uma cidade que foi palco neste 7 de setembro de mais uma edição do Grito dos Excluídos, a 16 edição do Grito dos Excluídos que teve como tema: VIDA EM PRIMEIRO LUGAR: Onde estão nossos direitos? Centenas de pessoas participaram da manifestação, entrando na Avenida Leste-Oeste, mostrando a população Londrinense que em Londrina existe exclusão e organização para acabar com a mesma. Em um bonito colorido de homens, mulheres e crianças demonstraram durante a sua intervenção o Brasil que sofre da injustiça e da opressão, o Brasil que exclui pessoas que lutam por seus direitos, que a Avenida não é só para apresentações de escolas públicas que é fruto da organização popular, de escolas privadas, que visam lucro.
As pastorais sociais, o movimento dos sem terra, movimento de direitos humanos, movimento negro, sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras e tantas outras organizações sociais fizeram se presente em um dia cívico da história de nosso país ,levantando as suas bandeiras de luta e reivindicando os seus direitos para mostrar que nesta independência do Brasil ainda há muitos fatos de exclusão.
A concentração começou por volta das 8:00 da manhã na paróquia Rainha dos Apóstolos, no cruzamento entre as Avenidas Tiradentes e Rio Branco.
Em frente desta paróquia , foram entregues as urnas do PLEBISCITO SOBRE O LIMITE DA PROPRIEDADE DA TERRA, para os (as) organizadores(as)do mesmo, o MST fez uma belíssima apresentação sobre a violência que provoca o latifúndio, o movimento negro, também, maravilhosamente fez uma apresentação, várias lideranças falaram e aquela corrente humana poderosa seguiu em direção a avenida, levando a certeza que com luta se tem conquista, como é o caso das famílias de Guairacá, que recentemente conquistaram a titulação das terras onde estão para fins de Reforma Agrária.
O Centro de Direitos Humanos de Londrina, bem como o Movimento Nacional de Direitos Humanos/PR, como não podia deixar de ser, fez-se presente em mais este grito para que o direito humano seja prioridade. Direitos como moradia, terra, saúde, escola, emprego precisam serem efetivados para a construção de uma sociedade mais justa, mais humana, com a vida em primeiro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário