quarta-feira, 2 de março de 2011

Fórum Popular de Saúde de Londrina tenta, mas não evita pacotão privatista na cidade

Embora,o Fórum Popular em Defesa da Saúde Pública de Londrina e Região ao longo dos últimos meses estivesse à frente do enfrentamento à política privatizante da saúde no município, debatendo com a comunidade, universidades, conselhos de saúde e movimentos sociais como o CDH- Comissão de Direitos Humanos e Associação Londrinense de Saúde Mental não foi possível barrar o projeto que aprovaria a contratação de médicos, via pessoa jurídica ontem durante a sessão da Câmara.

Ainda que,a pauta importante como o reajuste do vale refeição dos agentes de endemias fora aprovado ontem, o Fórum marcou presença ao demonstrar sua insatisfação com os rumos tomados na saúde de Londrina. Acreditamos que embora a discussão da saúde no momento seja urgente, não é com medidas privatizantes que vamos resolver o déficit de profissionais, proporcionar a melhoria da assistência em saúde e propiciar uma saúde integral aos londrinenses. Ao longo dos anos o que temos presenciado é o esvaziamento da Estratégia Saúde da Família e de práticas de prevenção e promoção em saúde, e o poder público agora se apressa para resolver a crise quando ela já está instalada, quando um dia se omitiu de fazer prevenção. O modelo curativista proposto por esta contratação emergencial é fruto de ausência de um modelo de saúde calcado nos pressupostos da reforma sanitária.

Faltou ao poder público sentar com os trabalhadores médicos, e com todos os profissionais de saúde, que trabalham na precariedade e na sobrecarga de agendas lotadas, e de pensar com eles a melhor solução para a saúde da população.

A todos e a todas lutadoras da saúde fica o reconhecimento que o efetivo controle social é este, aquele que não é institucionalizado, mas o que emana da organização legítima. Fica o compromisso do Fórum e de todos os movimentos sociais o controle social sobre este contrato que durará 7 meses para que não se torne definitivo, e que minimamente se equipare os 80 reais proposto aos médicos via pessoa jurídica aos 30 reais dos médicos estatutários.

Para saber mais sobre a entrevista do fórum à folha de Londrina acessem: http://www.bonde.com.br/folhadelondrina/?id_folha=2-1--285-20110302

Fotos no blog: www.forumpopularlnd.blogspot.com

abraSUS!

Jackeline Lourenço Aristides

Nenhum comentário:

Postar um comentário