domingo, 27 de março de 2011

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Educação em Direitos Humanos
(...) A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos Direitos Humanos e pelas liberdades fundamentais (...).
(Artigo XXVI da Declaração Universal dos Direitos Humanos)

“A educação em Direitos Humanos é, em si mesma, um Direito Humano”
(Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais)


--------------------------------------------------------------------------------

A Educação em Direitos Humanos é considerada uma ação estratégica de promoção dos Direitos Humanos, por isso apresenta-se como eixo estruturante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

A Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos (CGEDH) foi criada em 2004, pelo Decreto nº. 5.174, de 9 de agosto de 2004, com objetivo de promover e implementar as ações previstas no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.

Nesse sentido foram criados projetos em áreas capazes de fortalecer e concretizar as propostas do PNEDH. Estão em execução em todo Brasil projetos que visam: 1) Capacitações em Direitos Humanos; 2) implantação de Comitês de Educação em Direitos Humanos nos Estados e Municípios; 3) institucionalização de Núcleos de Estudos e Pesquisas nas Universidades; 4) Entrega do Prêmio Direitos Humanos.

A Educação em Direitos Humanos busca formar uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diferenças e da tolerância. Preocupa-se com a difusão e disseminação do conhecimento que combatam o preconceito, a discriminação e a violência e promovam valores como liberdade, igualdade e justiça.

Educar em Direitos Humanos parte de uma perspectiva multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos, promovendo, assim, uma cidadania participativa. Trata-se de uma articulação de várias dimensões que visam: a) a apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre Direitos Humanos e a sua relação com os contextos internacional, nacional e local; b) a afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos Direitos Humanos em todos os espaços da sociedade; c) a formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente nos níveis cognitivo, social, ético e político; d) o desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos orientados à mudança de mentalidades e de práticas individuais e coletivas que possam gerar ações e instrumentos em favor da defesa, da promoção e ampliação dos Direitos Humanos.

Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Telefone: (61) 2025-7905
Endereço: Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edifício Parque Cidade Corporate, Torre "A", 9º andar, sala 904, Brasília (DF), Brasil
CEP: 70308-200

Equipe:

Lucia Camini
Coordenadora Geral
Telefone: (61) 2025-3920
e-mail: lucia.camini@sdh.gov.br

Silvan Carlos de Azevedo Campos
Coordenador
Telefone: (61) 2025-3048
E-mail: silvan.campos@sdh.gov.br

Fernanda Reis Brito
Coordenadora
Telefone: (61) 2025-7904
e-mail: fernanda.brito@sdh.gov.br

Marina Tisako Kumon
Telefone: (61) 2025-7906
e-mail: marina.kumon@sdh.gov.br

Zenilda José de Oliveira
Telefone: (61) 2025-7905
e-mail: zenilda.oliveira@sdh.gov.br

Valéria Sperandio Rangel
Telefone: (61) 2025-9865
e-mail: valeria.rangel@sdh.gov.br

Osmano Gomes da Silva
Telefone: (61) 2025-9865
e-mail: osmano.silva@sdh.gov.br

Janine Poggiali Gasparoni e Oliveira
Telefone: (61) 2025-7882
E-mail: janine.oliveira@sdh.gov.br

Sinara Pollom Zardo
Consultora Unesco
Telefone: (61) 2025-7934
E-mail: sinarazardo@gmail.com

Paulo Bosco de Souza
Consultor OEI
Telefone: (61) 2025-9865
E-mail: bosco@ucb.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário