terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Vigília pela saúde pública em Londrina






Nesta segunda-feira, dia 19 de dezembro, representantes de diferentes movimentos sociais estiveram acampados em frente da Câmara Municipal de Londrina, com o objetivo de chamar atenção da sociedade e dos/as legisladores/as do município para aprovação da Comissão Processante contra o prefeito Barbosa num movimento conhecido como Vigília Iluminada.
Uma pessoa trouxe uma garrafa de café, outra trouxe leite, alguém trouxe um pão caseiro, salgados, refrigerantes e todos/as trouxeram muita disposição para a luta, disposição esta que já estava presente em algumas pessoas no transcorrer da tarde quando teve sessão na câmara e os /as legisladores/as votaram pelo aumento de seus próprios salários. A noite foi repleta de estrelas, debates, conversas que vararam a madrugada, com o sono ás vezes querendo que as pálpebras se fechassem, mas os olhos e ouvidos continuavam atentos para qualquer movimento e é assim que estes olhos da sociedade continuaram no transcorrer do dia de hoje para observar se os/as legisladores/as terão consciência e vão instaurar uma comissão processante (CP) contra o prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), para investigar desvio de verbas públicas no setor da saúde.
O Ministério Público já indiciou o chefe do executivo apontando a existência de um esquema de corrupção executado pelas oscips Atlântico e Gálatas. Na ação que corre no Tribunal Regional Federal, tanto o prefeito quanto , sua esposa, são acusados de terem beneficiado o Instituto Atlântico em troca de propina.
Segundo o coordenador do Centro de Direitos Humanos (CDH), uma das entidades que organiza a vigília, “já passou da hora de nos conscientizarmos. Não dá mais para aceitar que dinheiro seja gasto com livros ruins para as nossas crianças, que as verbas dos nossos postos de saúde sejam desviadas. Não dá mais para ver dinheiro sendo pago para aulas de tiros que nunca foram ministradas à Guarda Municipal, que deveria zelar pela segurança da cidade, nós devemos ter o protagonismo de lembrá-los do papel fiscalizador, mas eles estão nos devendo uma postura. Caso não a tomem, isso vai ser visto nas urnas da próxima eleição quando não forem eleitos novamente",
Serão necessários 13 votos para abertura da investigação, que é o primeiro item da pauta da Câmara nesta terça-feira (20).
Essa já é a segunda votação de CP contra Barbosa Neto em 2011. Além disso, a CEI da Centronic também pediu a abertura de uma comissão, que deve ser votada em 2012. Caso a investigação sobre o setor da saúde seja aprovada, três vereadores serão escolhidos para analisar se o gestor público teve responsabilidade no suposto desvio de verba realizado pelas oscips.
Participam da movimentação os grupos Basta! Londrina Sangra, Centro de Direitos Humanos de Londrina (CDH), Forúm Popular de Saúde de Londrina e Região, Conselho local de saúde do Jardim Leonor e Centro de Estudos Políticos e Culturais Ernesto Che Guevara de Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário