sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

CDH Participa de reunião para discutir caso de racismo em Londrina


O Centro de Direitos Humanos de Londrina (CDH), participou no dia de hoje de reunião organizada pelo CEPIR - Conselho Permanente da Igualdade Racial de Londrina. Estiveram também presentes, representantes do Conselho Municipal de Igualdade Racial.

A Reunião teve por objetivo discutir, um caso de racismos ocorrido num supermercado em Londrina. A vitima foi o professor Valdecido Pereira da Silva, que teria sido agredido física e verbalmente por  um Policial Civil, o senhor Paulo Valério Kwiatkowski.

Os dois estavam num supermercado da Rua Brasil na fila para usar o caixa eletrônico. Quando chegou a vez de Kwiatkowski, ele teria ficado incomodado com a proximidade de Silva, que é negro.
Kwiatkowski acusou Silva de estar querendo ver a senha do cartão dele. Houve discussão e o policial teria apontado a arma para o rapaz e o xingado com palavras racistas.

Ficou decidido na reunião, que o caso seria denunciado para a o Ministério Publico Estadual e também para a defensoria publica da união.  Valdecido também terá apoio psicológico por parte da CEPIR.
O Coordenador Carlos Enrique Santana, aproveitou a reunião e a presença da imprensa para cobrar uma punição rigorosa para o Policial, alem de cobrar do governo estadual a implantação da defensoria publica, que foi assinada a cerca de seis meses, mais que ainda não tem previsão de ser implantada no Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário