quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Entidades fundam em Londrina Comitê de Solidariedade aos Lutadores do Pinheirinho


Após a violenta repressão e despejo aos moradores do Pinheirinho, em São José dos Campos, no dia 22 de janeiro. E das contínuas violações a inúmeros direitos constitucionais destes moradores (à vida, moradia, liberdade de organização, informação, expressão, dentre outros) que continuam a ocorrer nos alojamentos da prefeitura. Entidades londrinenses realizaram um ato público de denúncia e solidariedade no dia 23 de janeiro.
No dia 27, avançamos em organização, e criamos o Comitê de Solidariedade aos Lutadores do Pinheirinho, em Londrina. O Comitê se estrutura em torno da solidariedade de classe aos moradores do Pinheirinho, valorizando a resistência dos trabalhadores e buscando prestar apoio material e político.
O Comitê defende o fim do cerco policial ao local, a desapropriação do terreno que deve ser destinado à reconstrução das moradias já derrubadas e se coloca contra o processo mais geral de criminalização da pobreza, da juventude e dos movimentos sociais.
No dia 02 de fevereiro acontecerá um ato nacional em São José dos Campos contra a repressão e pela desapropriação do terreno. O Comitê de Londrina enviará uma delegação e realizará um ato local no calçadão de Londrina ao meio-dia.
Foram criadas três comissões: logística, que fará o levantamento de necessidades e busca recursos; comunicação, para elaborar materiais, fazer registro e fazer o contato com meios de comunicação e demais entidades; e uma terceira para organizar atividades culturais como intervenções artísticas e culturais.
 Participaram as seguintes entidades: Centro de Direitos Humanos (CDH-Londrina); Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Assembleia Nacional dos Estudantes –Livre (Anel-Londrina); Frente Nacional de Trabalhadores dos Correios (FNTC/Conlutas); Partido Socialismo e Liberdade (PSol), Barricadas, Partido Operário Revolucionário/Corrente Proletária na Educação (POR), Sindiprol/Aduel (Sindicato dos Professores da UEL, UENP e FECEA), Grupo de Estudos de Política da América Latina (GEPAL ), Grupo Teatral Armada Brancaleone e Comitê pelo Passe Livre, Redução daTarifa e Estatização do Transporte Coletivo. Participaram como observadores integrantes de Centros Acadêmicos e organizações camponesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário