quarta-feira, 4 de abril de 2012

Direitos Humanos e o Controle dos Agrotóxicos no Brasil. 19/03/2012.

Por. Fabio Martins (Advogado e apoiador do Comitê Municipal da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida).
O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos em todo o mundo. Fora os sérios impactos para a saúde humana, que ainda são bastante desconhecidos pela grande maioria de nossa população, existem ainda os efeitos dos agrotóxicos no Meio Ambiente, poluindo as águas, o solo e o ar que respiramos. Daí a importância do controle no uso dos Agrotóxicos e sua relação direta com os Direitos Humanos e a Cidadania.
Mais grave que os importantes riscos que o uso abusivo e descontrolado dos agrotóxicos pode causar as pessoas e a natureza é a ignorância a respeito do tema - AGROTÒXICOS. Sem dúvida o maior impasse que nos deparamos é a desinformação geral de nossa população sobre o assunto de tamanha relevância socioambiental e sanitária.
Diante desta constatação varias organizações e movimentos sociais do campo e da cidade, tais como Sindicatos, ONGs, Pastorais, organizações ambientalistas, organizações ligadas à área da saúde, Representações de Classes, Estudantes, entre outros; lançaram a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. Em Londrina a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da OAB-Londrina também apoia a Campanha.
O objetivo principal da Campanha é estimular a produção de informações e conhecimentos que levem ao protagonismo da sociedade civil no controle do uso excessivo dos agrotóxicos. Para tanto a campanha tem como objetivo denunciar e alertar a sociedade para aos prejuízos causados pelo uso abusivo de agrotóxicos e ao mesmo tempo produzir iniciativas que possam inclusive do ponto de vista jurídico-legislativo, construindo barreiras de regulamentação e controle para o uso de agrotóxicos no Brasil.
Para isso o Comitê Municipal organizou um evento que aconteceu no dia 15 de março de 2012 as 19:00 horas no Centro de Eventos do Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina – CCH-UEL. A atividade consistiu na apresentação do Filme: “O Veneno esta na Mesa” do Diretor Silvio Tendler.  Após a apresentação foi realizado um debate sobre o tema do Controle dos Agrotóxicos no Brasil.
Como parte da mesma ação, a campanha trata de divulgar e anunciar a sociedade às diversas iniciativas existentes no campo da produção de alimentos saudáveis, através de tecnologias alternativas em agroecologia e manejo sustentável, proporcionando condições para que a sociedade possa assumir seu papel enquanto consumidores responsáveis, conscientes e ocupados como a saúde  socioambiental do Planeta e os Direitos Humanos.  
A organização da campanha tem um comitê nacional, que tem o objetivo de estimular a construção de comitês locais, que sob o ponto de vista organizativo, serão responsáveis por levar adiante as iniciativas propostas pela campanha, nas suas cidades e regiões.
Você pode participar, seja uma pessoa a mais na luta por uma sociedade transparente onde as informações e o conhecimento sirvam também para que tenhamos uma alimentação saudável e de qualidade. Para outras informações acesse a página eletrônica da Campanha: www.contraoagrotoxico.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário