segunda-feira, 5 de novembro de 2012

III CICLO HANNAH ARENDT


         O Centro de Direitos Humanos de Londrina, esteve representado no III Ciclo Arendt, promovido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) nos dias  29 e 30/10/2012.
         A prof.ª Drª Maria Cristina Müller, coordenadora do evento, fez a abertura da programação e ao dar as  boas vindas aos participantes, manifestou-se satisfeita por ter a possibilidade de realizar mais um Ciclo Arendt.
          O tema do Ciclo foi Moralidade e Liberdade, apresentado pelos Profs.Drs. Adriano Correia da Universidade Federal de Goiás e Odílio Alves Aguiar da Universidade do Ceará, ambos importantes pesquisadores da obra de Arendt.
O evento teve como objetivos:
·             Discutir questões atuais pertinentes à ética e a política, com base na   
      filosofia dessa autora, sobretudo a questão da liberdade;
·            Proporcionar discussões relativas às ações morais;
·           Oferecer bases filosóficas contemporâneas para análise de questões  
      éticas e políticas;
        O tema da primeira Conferência foi “Ética e Política em Hannah Arendt”, ministrado pelo Prof.º Dr.º Adriano Correia, o qual  apresentou o problema filosófico subjacente ao mini-curso realizado na sequência, isto é,  a questão da capacidade ou não de julgar o certo e o errado e agir guiado por esse julgamento.
      O  mini-curso “Hannah Arendt e o caso Eichmann”, também ministrado pelo Prof.º Dr.º Adriano Correa, trouxe para o debate o caso protagonizado por Adolf Eichmann (Tenente Coronel nazista). Tema bastante polêmico,  por conta das muitas feridas ainda abertas proporcionadas pela 2ª Guerra Mundial, considerando  o extermínio de judeus nos campos de concentração.
     A segunda conferência foi “Necessidade e Liberdade em Hannah Arendt”, ministrada pelo Profº Drº Odílio Alves Aguiar, o qual  discutiu como os conceitos de Liberdade e Necessidade ajudam a pensar a estrutura da reflexão arendtiana.

       O próximo Ciclo já está agendado para  os dias 08, 09 e 10 de Maio de 2013.  Podem agendar !!!
           

Bibliografia recomendada:
·        As Origens do Totalitarismo;
·         A Condição Humana (11ª Edição);
·         Biografia Hannah Arendt  - Por Amor ao Mundo;
·         Eichmann em Jerusalem (1963);

Filmes recomendados (comédias):
·        Trem da Vida;
·        Concorrência Desleal;


Cleuza Beluzo
Ranildo de Lima Ferreira
Participantes do Ciclo Hannan Arendt

Nenhum comentário:

Postar um comentário