sexta-feira, 1 de junho de 2012

Marcha das Vadias Londrina

marcha das vadias é uma manifestação mundial, nascida em Toronto-Canadá no ano de 2011 após uma série de estupros ocorridos na Universidade de Toronto. Entretanto, o estopim foi o comentário de um policial: “as mulheres poderiam evitar um estupro se não se vestisse como uma vadia”. A marcha luta contra a tolerância de crimes sexuais cometidos contra o gênero feminino, uma vez que esses são muitas vezes justificados pelas atitudes da vítima.  
Nesse sentido, Londrina fará a primeira edição que ocorrerá no dia 02 de junho, às 12 horas, em frente as lojas pernambucanas. Compartilhando a questão central da marcha mundial, focamos a criminalização dos violadores e repudiamos qualquer julgamento à vítima. Também defendemos o respeito à individualidade feminina, comportamento, liberdade para exercer sua sexualidade e o direito sobre decidir sobre o próprio corpo. Protestamos contra a utilização do corpo da mulher como mera mercadoria (expressa em diversos veículos de comunicação) e para questionar um padrão de beleza veiculado por esses veículos, subjugando outras expressões de beleza. Exigimos uma atuação mais comprometida, profissionalizada, humanizada no atendimento a mulher e o funcionamento de 24 horas por parte da delegacia da mulher e a efetivação da lei “Maria da Penha”. Além disso, lutamos por um Estado Laico e pela emancipação humana.
A marcha de Londrina, é apartidária e possui extrema relevância, pois possibilitará que toda a sociedade londrinense tenha acesso a questionamentos e à reflexão de uma sociedade conservadora, machista e patriarcal na qual vivemos, onde dita como a mulher deve se comportar.
Marcha das Vadias Londrina
Ana Sardinha.

4 comentários:

  1. Sera que sou machista ou o feminismo esta confuzo,veja bem O feminismo classico sempre se quiz colocar se asima do homem,isso tambem seria um radicalismo da parte feminista,mas aqui fiicou meio complicado pois o propio nome vadia ja se rebaixa,entao nao poderia ser um movimento feminista,ate ai ta confuzo, a respeito da violencia eu só não digo a violencia fisica mas tambem aviolencia moral que hoje é jogada no lixo pelos nossos governantes e todo sistema de tele comunicaçao,vou dar alguns exmplo mas é muito mais amplo doque isso,hoje o sexo fragio como se diz[que pra mim somos todos iguais e nao ha diferencia em qestao da pessoa]mas é lamentalvimente oqe se faz com a imagen da mulher violentada.sim digo mulher violentada,pois hoje a mulher se encontra a sim violentada,não sómente fisicamente,fisica psicologicamente, espiritualmente,tenho uma filha de 13 anos se eu descuidar dela[conservar]ela vai ser comparada como cachorra cadela vadia e todos os tipos de nomes de baixo escalao[conservar valores]é valorizar oqe temos de valor,hoje é por falta de estrutura das familhas, que estao transformando nossa juventudo em caso desacreditado.mas todo sistema compera pra issso,apoio o sexo sem preparaçao alguma dos jovens,e despois om propio sistema te assegura o aborto,esqecendo que pscologicamente a abortista vai ficar com sua integridade afetada.entao sao isso a violencia contra a mulher tem qe acabar,pois a beleza da mulher nao esta somente num corpo,mas sim em ela toda ,vamos cobrar os direitos corretos pois amulher deve ser respeitada como um se humano e nao uma laranja que se chupa e despois joga a no lixo,

    ResponderExcluir
  2. Claro que sou contra a violência, mas esta marcha só serve de pretexto para espalhar a ignorância e a estupidez de gentinha esquerdopata e recalcada, foi isso que vi na marcha. O último propósito de quem estava ali era o objetivo real da marcha. Evento inútil, boçal, continuem assim, esquerdinha, aceitando os lugares comuns, pensar dói, não é?

    ResponderExcluir
  3. a ideia da marcha é boa..mas nao foi isso que eu vi lá...povo gritando besteiras pra criancas que estavam entrando no colegio..
    ridiculo

    ResponderExcluir
  4. Valido dizer que sempre vai ter maça podre tentando estragar algo que as pessoas estão tentando gritar... É óbvio que tem gente que foi lá só pra fazer festinha, zoar, então antes de qualquer comentário pondo pra baixo a forma da marcha, não generalizem por conta de uns os outros. Eu fui lá, e eu gritei alto por achar digo este tipo de manifestação que deixa visado o assunto e dá força para algumas pessoas que não tem peito por medo de dizer o que está acontecendo com elas. Então, menos anônimos :D

    ResponderExcluir