terça-feira, 12 de julho de 2011

LOndrina Sangra







Londrina, município localizado no norte do Paraná, sangra.
Uma cidade de mais de meio milhão de habitantes sem nenhuma equipe de trabalho organizada para população de rua e na rua sangra. Londrina, com seus inúmeros bairros com unidades de saúde sucateada sangra. Londrina, com uma guarda municipal que espanca a população de rua sangra. Londrina que tem menos que 20 Centros Municipais de Educação Infantil, sangra. Londrina sangra.
Este município sangra porque pessoas são contratadas sem concursos públicos, sua saúde é terceirizada, privatizada, a merenda das crianças é privatizada. Salários de professores(as) são baixos, sem que o piso nacional da educação (salário básico para professores e PROFESSORAS) seja respeitado. O município sangra porque pessoas morrem por falta de atendimento básico na área da saúde, bairros como por exemplo São Jorge, faltam estruturas básicas como escolas para as crianças e adolescentes.
Esta mesma Londrina viu neste dia 12 de julho de 2011 a Câmara de Vereadores através de várias manobras não abrir uma Comissão Processante envolvendo o prefeito Barbosa Neto sobre irregularidades na capacitação da Guarda Municipal.
De um lado do Plenário da Câmara, o movimento social organizado composto pela Central Única dos Trabalhadores(as), Movimento Nacional de Direitos Humanos, Centro de Direitos Humanos de Londrina, o Fórum Popular em Defesa da Saúde Pública de Londrina e Região, diversas pastorais sociais, entre elas a Pastoral carcerária. Do outro lado, pessoas trazidas da ocupação irregular conhecida como Aparecidinha e São Jorge, se manifestando contra a aprovação da Comissão processante.
Nos incomodou enquanto educadora saber que um diretor do Sindicato dos Professores( APP- Londrina) estava do lado da secretária da educação do município de Londrina e mais tarde o vimos do lado destes(as) moradores(as) que confessaram a imprensa e em conversas informais que estavam ali porque iriam tirar-lhes a casa, detalhe, que eles não têm, que estavam recebendo dinheiro para estarem ali numa situação manipulada para que a Comissão Processante não fosse aprovada. Ainda bem que no meio da gente, movimento social estava também uma diretora sindical da APP.
Foram quase 7 horas de debates para definir que o vice-prefeito, José Joaquim Ribeiro, também seja investigado pela comissão. No início da tarde o autor da denúncia havia solicitado através de uma parecer que fosse retirado o nome do vice-_prefeito Ribeiro do processo. Por nove votos foi derrubado o parecer . Como Ribeiro não apresentou defesa, a decisão sobre a abertura da CP não pôde continuar.
O vice terá sete dias para apresentar sua defesa preliminar sobre o caso. Como a Câmara entra em recesso, o assunto só voltará a ser analisado em agosto.
Para ser aberta a Comissão Processante, são necessários dez votos dos 18 vereadores, já que Joel Garcia, autor da denúncia, não pode votar.
Para que a Comissão resulte na cassação do prefeito Barbosa Neto, a quantidade de votos necessários sobe para 13. Enquanto isto Londrina continua sangrando, sangrando pelas manobras políticas que não permitem a ética neste município, sangrando pelos(as) adolescentes que são assassinados(as) por falta de uma política de atendimento a nossa juventude, sangrando pela população idosa que não encontra atendimento básico na Saúde. Sangrando pela pelas crianças que não encontram pediatra para atende-las nas Unidades Básicas de Saúde. Sangrando porque os direitos humanos são desrespeitados um a um. Inclusive o de saber sua própria história, contada de forma equivocada através de livros comprados pela Secretaria de Educação cujo nome é “Vivenciando a cultura afro-brasileira e indígena”. Um livro questionado por educadores(as) e entidades do movimento negro que estão indignados com a qualidade da coleção .
O jornalista Fábio Silveira, em seu Blog “Baixo Clero”, afirma : “contra Karin Sabec não pesa nenhuma suspeita de corrupção. Mas essa barbeiragem dos livros didáticos é suficiente para concluir que ela não tem condições técnicas de ocupar o posto que ocupa.”
Ou seja, Londrina sangra nas diferentes estruturas da gestão pública, o que tem como conseqüência a falta de políticas públicas na área da saúde, da educação, da habitação, da assistência social, etc.
Sábado tem ato público no Calçadão de Londrina, 10 HORAS DA MANHÃ.
Toda a população que quer dar um basta na corrupção neste município está convocada.
Direitos Humanos não combina com corrupção! Londrina Sangra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário