sexta-feira, 15 de julho de 2011

Secretaria da pessoa com deficiência Já!

Nunca se viu na cidade de londrina, tantas pessoas com deficiência circulando nas ruas, como se vê hoje.  Seja no calçadão, no terminal, nos bairros, câmara dos vereadores ou porque não dizer na própria prefeitura.

No entanto, para aqueles que têm olhos atentos aos fatos (e aqui não faço nenhum trocadilho) sabe que a nossa cidade sofre varias situações de falta de acessibilidade e de inclusão para as pessoas com deficiência.

Falta de acessibilidade porque, nossas ruas estão esburacadas, nossas calçadas estão mal cuidadas, o terminal urbano de londrina, não tem uma adequação de acordo com a legislação voltada para acessibilidade e volta e meia sabemos de pessoas com deficiência, idosos ou mesmo pessoas jovens e em perfeita situação física, sofrerem algum tipo de acidente, por ingerência de nosso poder executivo, que até o presente momento não se preocupou em reformar aquele espaço, onde passa todos os dias milhares de pessoas.

Também sabemos que o calçadão está sendo reformado, mais em detrimento dos bairros, pois a maioria das pessoas com deficiência é de lá. E a pergunta que se faz é como as pessoas com deficiência vão freqüentar o novo calçadão, se elas não conseguem nem sair de seus bairros?

Falta de inclusão, porque ainda padecemos em nossa cidade de uma política de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, pois as empresas ainda enxergam estas pessoas com olhos de preconceito. Não há atendimento medico adequado, pois sempre ouvimos denuncias de cadeirantes que ficam sem sondas por vários meses a fio, sem nenhuma resposta, sendo obrigados a recorrerem ao Ministério Publico e quando este é moroso, recorrerem a pratica de protestos, para exigir seus direitos.

Nas escolas ainda há muita dificuldades das pessoas com deficiência, serem incluídas, pois não há materiais em Braille para as crianças cegas, material ampliado, para as que têm baixa visão.  Faltam interpretes de LIBRAS para as crianças surdas, faltam rampas e banheiros para quem usa cadeira de rodas,  enfim, não a inclusão. Os Centros de Apoio Pedagógicos (CAP) são poucos e estes por sua vez, não tem recursos, porque tanto o município de Londrina, como o estado não investe.

No âmbito da assistência social, atualmente não há uma política de cuidado para com as pessoas com deficiência, que não tem família, quantas denuncias não se tem de pessoas com deficiência, seja qual deficiência for, que as famílias não aceitam e que são jogadas nas ruas e não contam com um abrigo que cuide dela de forma adequada, pois infelizmente, os que vemos em nossa cidade, não estão preparados para recebê-las.

Poderíamos ficar horas e horas falando sobre as mazelas que as pessoas com deficiência sofrem em nossa cidade, sabemos também, que nos últimos anos, graças ao um trabalho do governo federal muito se tem avançado nas políticas das pessoas com deficiência. Mais entendemos que Londrina, só terá de fato uma política publica efetiva, para estas pessoas se for criada uma secretaria especifica paras pessoas com deficiência.

Pois entendemos que a secretaria tem as atribuições necessárias, para que as políticas publicas sejam implementadas de fato, com corpo técnico e diretorias especificas para cada seguimento das deficiências e o mais importante, com orçamento próprio para que as políticas publicas voltadas para este grupo sejam atendidas de fato.

Aqui não vai uma critica pessoal e muito menos política, mais sim fato, atualmente em Londrina não contamos com uma secretaria, mais sim com uma assessoria que tem status de secretaria, ou seja, ela não tem poder algum, ela se limita somente a um cargo político e que não tem competência técnica alguma, não influi nas demais secretarias e muito menos influencia nas ações da administração municipal.

Entendemos isso como algo muito grave,pois numa cidade de quase 600 mll habitantes, cujo o percentual de pessoas com deficiência é bastante significativo, é inadmissível que ainda não haja uma secretaria especifica para as pessoas com deficiência.  Somente entendemos que foi um avanço muito grande, que um governante tenha colocado num cargo político uma pessoa com deficiência (algo raro no nosso país), mais não é o bastante. Não basta só o cargo Político é necessário também, que haja as atribuições e as especificidades já citadas.  

Sabemos porem, que este sonho não será cumprido neste governo até por impedimentos políticos. Mais ressaltamos que não se constrói políticas de inclusão das pessoas com deficiência, com uma pessoa só e muito menos a passos lentos, precisamos dessa secretaria e é para já, pois só assim poderemos avançar der verdade na inclusão.
 
Almir escatambulo
CDH – Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário