sexta-feira, 4 de junho de 2010

“Sem homofobia, mais cidadania – Pela isonomia dos direitos”

Parada Gay em São Paulo 2010
Escrito por Isah Moretti Arco Íris 14 jan, 2010

A Parada Gay é um evento realizado anualmente com o objetivo de reunir a população LGBT do Brasil. O movimento é cheio de festa e descontração, os participantes têm liberdade para manifestar e combater o preconceito que ainda existe com relação a homossexualidade. Na parada, a vergonha é deixada de lado para que as pessoas possam sentir mais a vontade com a opção sexual.

A Marcha do Orgulho LGBT acontece em diversos países do mundo, sendo que no Brasil ela ganhou prestígio em São Paulo. A Parada Gay paulista tem mais de 12 anos e costuma incendiar a Avenida Paulista com muita descontração. A estimativa de público varia de um ano para o outro, mas na XIII edição promovida em 2009 foi contabilizado pelos organizadores um total de 3.100.000 pessoas.

Apesar de a Parada ser voltada para o público gay, nem todos os participantes se declaram homossexuais: 25,9% das pessoas são heterossexuais e participam do evento para combater o preconceito. A Parada contribui para o turismo na capital paulista e atrai visitantes de todos os lugares do mundo.

Em 2009, o evento contou com a participação da ex-prefeita Marta Suplicy e teve como lema a seguinte frase: “Sem homofobia, mais cidadania – Pela isonomia dos direitos”. Apesar de ter conquistado respeito ao longo desses anos, o movimento homossexual brasileiro ainda é motivo de críticas por parte dos religiosos e conservadores.

Boatos surgiram o ano passado de que a Parada Gay 2010 seria promovida no Estádio do Morumbi, mas os organizadores afirmam que o evento permanecerá na Avenida Paulista. O evento já tem uma data prevista, deverá acontecer no dia 6 de junho (domingo, feriado de Corpus Christi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário