quinta-feira, 8 de março de 2012

Comissão de Direitos Humanos vai à delegacia de Maringá



Devido a problemas com o vôo para Maringá, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Veneri (PT), somente chegará ä cidade nesta sexta-feira, 9. Ele terá uma reunião com as entidades de direitos humanos e uma visita às instalações da 9ª Subdivisão de Delegacia de Polícia e às obras da Casa de Custódia. Interditada pela Justiça desde 2008, o prédio da cadeia está com problemas na rede de esgoto e na fiação elétrica, além de apresentar superlotação.
A Comissão de Direitos Humanos também irá se reunir com a Promotora de Justiça Valéria Seyr , que atua na Vara de Execuções Penais de Maringá, que já entrou com ação civil pública para obrigar o governo do estado a reformar a carceragem ou desativá-la.
Em documento enviado à Comissão de Direitos Humanos, a promotora expôs a preocupação com as condições da delegacia. Ela relatou que, devido à rebelião na Casa de Custódia de Maringá, em setembro do ano passado, que resultou na destruição das instalações do presídio, houve a necessidade de remoção dos presos para outros locais. Ocorre que nem a Delegacia nem a Penitenciária Estadual de Maringá têm condições de receber os presos desalojados pelo incêndio, alertou a promotora, apontando que as obras de recuperação da Casa de Custódia estão em ritmo lento.
Várias tentativas de fuga já foram registradas na Delegacia de Maringá, localizada num bairro com alta densidade populacional, próximo de um shopping da cidade. Novas fugas podem ameaçar a segurança da população.
Roteiro
Nesta sexta-feira, 9, a Comissão se reúne com a Promotora de Justiça, no Fórum de Maringá, 3º andar, e com entidades de defesa dos direitos humanos do município. Em seguida, Veneri visita a 9ª SDP e à Casa de Custódia. Às 14:00h, Veneri concede uma entrevista coletiva na Câmara Municipal de Maringá.

Fonte: Site Deputado Tadeu Veneri

Nenhum comentário:

Postar um comentário