quarta-feira, 7 de março de 2012

DCE quer audiência pública para discussão do passe livre em Londrina

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) protocolou um pedido na Câmara para realização de uma audiência pública com o objetivo de debater o passe livre. Atualmente, dois projetos – um do Executivo e outro do Legislativo – tramitam na Casa e pedem a isenção do pagamento do transporte coletivo aos alunos.

O presidente do DCE, Artur Montagnini, acredita que é preciso manter o assunto em pauta para aprová-lo. "Nós precisamos aproveitar esse momento que é mais privilegiado e fazer o debate sobre o passe livre. A prefeitura está afim de discutir, o poder Legislativo também. É um momento que a gente tem que aproveitar e discutir junto, tanto o projeto do Executivo quanto do Legislativo, para ver quais pontos divergem, quais podem ser melhorados", disse. 
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), anunciou o projeto do passe livre no início de fevereiro. A proposta prevê o benefício a 30 mil estudantes, medida que custará anualmente aos cofres públicos $ 3,5 milhões. A medida foi vista como eleitoreira por vários vereadores, que confeccionaram uma emenda à Lei Orgânica do município para conceder gratuidade no transporte coletivo a alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Médio, Superior, de cursinhos pré-vestibulares e profissionalizantes.
De acordo com Montagnini, a luta pelo passe livre é histórica na Universidade Estadual de Londrina e em todo o Brasil. Apesar da preocupação de que a medida seja usada como bandeira para eleição de políticos, o presidente do DCE acredita que é um risco que precisa ser corrido.
"Não importa o pai do filho, mas que o filho nasça. O passe livre não é um gasto, mas um investimento em educação. É uma oportunidade dos estudantes de ter um melhor acesso ao transporte", argumentou. O DCE ainda não sabe se o pedido de audiência será aprovado. De acordo com Montagnini, há informaçõee de que assessores do prefeito já teriam feito a mesma requisição.
A assessoria de imprensa da Câmara não soube informar, na manhã desta quarta-feira (7), a tramitação do pedido do DCE.
Fonte: Portal O Diario

Nenhum comentário:

Postar um comentário