sábado, 7 de setembro de 2013

PÁTRIA AMADA E MÃE NADA GENTIL

Com o tema JUVENTUDE QUE OUSA LUTAR  CONSTRÓI O PODER POPULAR,  movimentos sociais, sindicais e pastorais, do município de Londrina/PR , organizam o 19º Grito  dos Excluídos.
Este grito vem acontecendo   em todo o Brasil, é uma forma de mostrar que neste imenso país,  pessoas  ainda não tem suas necessidades básicas satisfeitas,  é uma forma de mostrar que temos milhões de brasileiros e brasileiras que ainda precisar ser vistos e ouvidos pela pátria amada e mãe nada gentil.
Juventude fazia parte do tema,  que ousa lutar, e assim nas relações de poder vão se constituindo um grupo de pessoas que mostram sua garra , sua força, sua existência,  existência esta que muitas vezes,  é ceifada, pelo tráfico,  pela criminalidade, pela não existência de políticas públicas que priorizem suas vidas, nossas vidas.
E a vida da juventude   negra pede passagem. Segundo o Mapa da Violência 2013 “As taxas de mortes de jovens negros são de países que estão em guerra civil. Em 2011, ano usado como base de pesquisa, a taxa no Estado ficou em 144,6 mortes violentas de jovens negros por grupo de 100 mil, enquanto a taxa entre jovens brancos ficou em 37,3. Nos dois casos, o Espírito Santo é o segundo do País, no caso de homicídios de jovens brancos fica apenas atrás do Paraná, e de jovens negros é o segundo. Alagoas lidera.”  (http://www.seculodiario.com/exibir.php?id=9330).

Em Londrina, a caminhada teve início, primeiramente, alimentando o corpo. Mesas montadas em frente ao salão da Paróquia Rainha dos Apóstolos continham pão, frutas, café, leite, bolacha, numa bonita partilha para  os/as excluídos/as. O grito  composto por estudantes, Central única dos Trabalhadores(as),  Movimento LGBT, Nova Central, Movimento Da  População de  Rua,Movimento do Passe Livre, Movimento Por Amor a Londrina, Trabalhadores/as Rurais Sem terra, Movimento Negro, Pastorais, como a Pastoral do Menor constituíam  um bonito mosaico onde o objetivo  principal foi  dar visibilidade para a vida, muita vezes escondida debaixo de estereótipos, preconceitos e diversas formas de violências.
Após  a partilha dos alimentos, falas, começamos o grito em caminhada sentido Leste-Oeste, anunciando a vida, denunciando  o que a destrói como a  falta de políticas públicas consequentes por parte de diferentes governos, como o Estado do Paraná, que enrola, enrola e não implementa de fato a Defensoria Pública Paranaense , falta de emprego, de moradia,  de saúde, e principalmente de investimentos reais em educação, por isto precisamos e exigimos os 10% do PIB para a Educação Pública, e o fim das políticas privatistas, principalmente em setores como a educação e saúde, creches públicas suficientes para a demanda da população.

O  CENTRO DE DIREITOS HUMANOS  DE LONDRINA E O MOVIMENTO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS  através de vários/as de seus/as militantes fez –se presente em mais esta caminhada  pela vida em nosso município, neste dia de nossa pátria amada , mas nada gentil com seus filhos e filhas,  para contribuir na visibilidade das lutas sociais, como a luta contra a homofobia,  contra violência no campo, contra o  extermínio de nossa juventude negra, etc. 
Queremos de nossa pátria amada   a justiça, a paz, a segurança que constrói  a humanidade, a igualdade social, econômica, a vida em primeiro lugar e não a ganância pelo lucro   que  ceifa   vidas e constrói uma sociedade desumanizada.







Nenhum comentário:

Postar um comentário